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terça-feira, 26 de março de 2013

ATPC 26.03.2013




E. E. PROF. OCTACÍLIO ALVES DE ALMEIDA
Pauta ATPC 26/03/2013

·         Atendimento aos pais
·         Recados da Direção
·         Estudo Taxonomia de Bloom

Objetivos
Refletir sobre a elaboração das avaliações
Estudar a Taxonomia de Bloom
Aplicar os novos conhecimentos nas futuras avaliações

Desenvolvimento
Leitura do texto
Debate e reflexão


A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisciplinar de especialistas de várias universidades dos Estados Unidos, liderada por Benjamin S. Bloom, na década de 1950

 OS OBJETIVOS VISADOS

Benjamin Bloom e seus seguidores classificaram os objetivos educacionais em 3 categorias:

Cognitivos: objetivos que enfatizam relembrar ou reproduzir algo que foi aprendido, ou que envolvem a resolução de alguma atividade intelectual para a qual o indivíduo tem que determinar o problema essencial, então reorganizar o material ou combinar idéias, métodos ou procedimentos previamente aprendidos

Afetivos: objetivos que enfatizam o sentimento, emoção ou grau de aceitação ou rejeição. Tais objetivos são expressos como interesses, atitudes ou valores.

Psicomotores: objetivos que enfatizam alguma habilidade muscular ou motora.

O domínio cognitivo é dentre estes três, o mais freqüentemente usado nas avaliações e, de acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, há seis níveis do domínio cognitivo, como expressa o desenho abaixo:
DOMÍNIOS COGNITIVOS DE BLOOM

1. Conhecimento: O aluno irá recordar ou conhecer informações, idéias e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos. Exemplo: Escreva, Liste, Rotule, Nomeie, Diga, Defina.
2. Compreensão: O aluno traduz, compreende ou interpreta informação com base em conhecimento prévio. Ex: Explique, Resuma, Parafraseie, Descreva, Ilustre.
3. Aplicação: O aluno seleciona, transfere e usa dados e princípios para completar um problema ou tarefa com um mínimo de supervisão. Ex: Use, Compute, Resolva, Demonstre, Aplique, Construa.
4. Análise: O aluno distingue, classifica e relaciona pressupostos, hipóteses, evidências ou estruturas de uma declaração ou questão. Ex: Analise, Categorize, Compare, Contraste, Separe.
5. Síntese:. O aluno cria, integra e combina idéias num produto, plano ou proposta novos para ele. Ex: Crie, Planeje, Elabore hipótese(s), Invente, Desenvolva.
6. Avaliação: O aluno aprecia, avalia ou critica com base em padrões e critérios específicos. Ex: Julgue, Recomende, Critique, Justifique.

Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados de aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o que o indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe, assimilado do seu contexto familiar ou cultural. Os processos são cumulativos, uma categoria cognitiva depende da anterior e, por sua vez, dá suporte à seguinte. As referidas categorias são organizadas num gradiente em termos de complexidade dos processos mentais.

A Taxonomia de Bloom
A tabela seguinte ilustra a taxonomia de Bloom. A primeira coluna mostra os objetivos de aprendizagem relacionados por Bloom. A segunda coluna indica os processos para atingi-los e a terceira os resultantes da aprendizagem.
objetivos
processos
resultantes
conhecimento
  • especificar
  • modos e meios para lidar com itens específicos
  • fatos universais e abstrações num dado campo
definir
reconhecer
recitar
identificar
rotular
compreender
examinar
mostrar
coletar
listar 
Rótulos
nomes
fatos
definições
conceitos 
compreensão
  • tradução 
  • interpretação 
  • extrapolação 
traduzir
interpretar
explicar
descrever
resumir
demonstrar 
argumento
explicação
descrição
resumo 
aplicação
  • uso de abstrações em situações específicas e concretas 
aplicar
solucionar
experimentar
demonstrar
construir
mostrar
fazer
ilustrar
registrar 
diagrama
ilustração
coleção
mapa
jogo ou quebra-cabeças
modelo
relato
fotografia
lição 
análise
  • elementos 
  • relacionamentos 
  • princípios organizacionais 




conectar
relacionar
diferenciar
classificar
arranjar, estruturar
agrupar
interpretar
organizar
categorizar
retirar
comparar
dissecar
investigar
gráfico
questionário
categoria
levantamento
tabela
delineamento
diagrama
conclusão
lista
plano
resumo 
síntese
  • comunicação inédita 
  • plano de operação 
  • conjunto de relacionamento abstratos 
projetar
reprojetar
combinar
consolidar
agregaro
compor
formular hipótese
construir
traduzir
imaginar
inventar
criar
inferir
produzir
predizer 
poema
projeto
resumo de projeto
fórmula
invenção
história
solução
máquina
filme
programa
produto

avaliação
  • julgamento em termos de evidência interna 
  • julgamento em termos de evidência externa 
interpretar
verificar
julgar
criticar
decidir
discutir
verificar
disputar
escolher 
opinião
julgamento
recomendação
veredito
conclusão
avaliação
investigação
editorial 

 Utilizando o domínio cognitivo em diversas situações de avaliação.
Conhecimento - Identificar e evocar informação. Quem, o que, quando, onde, como ...? Descreva... (Verificar o que o indivíduo já sabe / dar informação).

Compreensão - Organizar e selecionar fatos e idéias. Conte ... com suas próprias palavras. Qual é a principal idéia de...? (Ajudar a organizar o que já é conhecido e a esquematizar novos fatos de forma organizada).
Aplicação - Usar fatos, regras, princípios.

Explique como ... porque ... é um exemplo de... Como ... se relaciona com .... Por que ... é relevante? (Avaliar/estimar a relevância da informação disponível para o problema a ser resolvido).

Análise - Separar algo (o todo) em partes. Quais são as partes (ou as características) de ...? Classifique ... de acordo com .... Faça um esquema, diagrama, etc. de .... Como ... se compara/contrasta com ...? Que evidência você pode apresentar para .... Como justificar que ... (Encorajar os alunos a estudar a informação em detalhe para identificar as partes e entender a relação entre elas).

Síntese - Combinar idéias para formar um novo conjunto. O que se pode prever (inferir) de ...? Que idéias você pode acrescentar a...? Como você criaria (esboçaria) um novo ... ? Que soluções você poderia sugerir para ...? (Construir novo conhecimento sobre o conhecimento existente, de forma original).

Avaliação - Desenvolver opiniões, julgamentos, decisões. Você concorda ...? O que você pensa a respeito de ... ? O que é mais importante em ...? Estabeleça prioridades para ... de acordo com .... O que você decidiria sobre ...? Que critérios você usaria para avaliar ...? (Verificar se o problema foi resolvido ou se o objetivo foi atingido. Desenvolver critérios para saber que o problema foi resolvido).

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