Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Sala de Leitura

 Professora Nelma responsável pela sala de leitura
Nelma em seus afazeres 

20 comentários:

  1. Dica de Livro


    "A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir", de Rubem Alves

    "O educador Rubem Alves ao tomar contato com a escola da Ponte viu a materialização de todos os seus anseios educacionais na medida que, a escola da Ponte apresenta uma prática focada no aluno e em suas necessidades fazendo do espaço escolar um verdadeiro laboratório de novas experiências, onde a relação professor-aluno é repensada e trabalhada não de forma unilateral- eu professor detenho o saber- mas sim dentro de uma relação dialógica onde saberes são trocados e através da experiência concreta e do exercício da responsabilização os alunos tornam-se protagonistas e com isso sentem-se motivados a aprender e fazer novas descobertas."

    ResponderExcluir
  2. Em recente pesquisa efetuada em nossa escola, na cidade de S.J. do R.Preto, interior paulista, perguntamos aos alunos do ensino médio, que livro gostariam de ler. A maioria gosta do gênero fantástico. Nenhum autor nacional foi indicado. Como fazer a ponte entre autores nacionais e leitores na escola?

    ResponderExcluir
  3. De acordo com pesquisas, os paulistanos ficam, em média, cerca de 2 horas e meia por dia no trânsito, independe do transporte utilizado. Por isso, a iniciativa Parada do Livro veio para fazer esse deslocamento ser mais agradável ao instalar estantes de livros nos pontos de ônibus.
    O intuito é incentivar a leitura, promover a cultura, a interação entre as pessoas e também fazer com que a espera pelo transporte seja mais agradável, já que no final do mês, as horas gastas no transporte público dão em média 3 dias que podem ser perdidos (ou não ;).
    O projeto foi financiado pela organização Catarse e conseguiu o dinheiro que precisava arrecadar: R$ 5.600,00. Agora as estantes estão passando por um processo de identidade visual e devem ser instaladas pela cidade até o começo de junho.

    ResponderExcluir
  4. ica de Literatura - Sentimento do Mundo
    Confira a vídeo-aula que analisa o livro Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade, com o professor Junior, do cursinho Oficina do Estudante
    07/03/2013 12h59

    ResponderExcluir
  5. Você já leu o livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas"? Confira esta análise feita por um professor de português e descubra o que pode ser cobrado no vestibular http://abr.io/4UNz

    ResponderExcluir
  6. SALA DE LEITURA é espaço para se conversar sobre leitura, leitores, livros e sobretudo para estimular o hábito da leitura. Se você gosta de ler e quer que mais pessoas mergulhem nessa fascinante aventura, junte-se a nós.

    ResponderExcluir
  7. Poema de Ingrid Jonker (poeta sul-africana) que Nelson Mandela leu, quando então presidente na abertura do parlamento na África do Sul, em 1994.

    A criança que foi morta a tiros por soldados em Nyanga

    (Ingrid Jonker)
    Poema de Ingrid Jonker (poeta sul-africana) que Nelson Mandela leu, quando então presidente na abertura do parlamento na África do Sul, em 1994:

    A criança que foi morta a tiros por soldados em Nyanga

    (Tradução livre de Maria Helena D´Eugênio)

    A criança não está morta!
    Ela levanta os punhos junto à sua mãe.
    Quem grita África ! brada o anseio da liberdade e da estepe,
    dos corações entre cordões de isolamento.
    A criança levanta os punhos junto ao seu pai.
    Na marcha das gerações.
    Quem grita África! brada o anseio da justiça e do sangue,
    nas ruas, com o orgulho em prontidão para luta.
    A criança não está morta!
    Não em Langa, nem em Nyanga
    Não em Orlando, nem em Sharpeville
    Nem na delegacia de polícia em Filipos,
    Onde jaz com uma bala no cérebro.
    A criança é a sombra escura dos soldados
    em prontidão com fuzis sarracenos e cassetetes
    A criança está presente em todas as assembleias e tribunais
    Surge aos pares, nas janelas das casas e nos corações das mães
    Aquela criança, que só queria brincar sob o sol de Nyanga, está em toda parte!
    Tornou-se um homem que marcha por toda a África
    O filho crescido, um gigante que atravessa o mundo
    Sem dar um só passo.
    ***

    ResponderExcluir
  8. Como Escrever um Livro – Sonho de Muitos

    Consumidores de literatura, apaixonados pelo mundo das letras… e uma intensa necessidade de mudar de lado. De consumidores para criadores. De leitores para escritores. Como escrever um livro?, perguntam-se. Ainda que esbarre em realidades assustadoras em nosso universo brasileiro de poucos leitores, seu sonho precisa ser levado adiante. Escrever um livro muito provavelmente não lhe renderá fama e dinheiro. Mas poderá lhe render uma satisfação inimaginável: poucas emoções se equiparam à intensidade usufruída em se terminar um livro.

    Decidi criar uma série de artigos que se aprofundam na questão de como escrever um livro. Minha proposta é auxiliar o processo de criação em si. Estas dicas servem apenas como exercício e orientação. Não caia na armadilha de conselheiros que balbuciam: “Não faça isso”, “não escreva assim”, “não use aquilo”. Você não pode perder seu estilo e espontaneidade. O seu estilo ao escrever um livro é o que o diferenciará de outros escritores. Existem técnicas, é verdade. Mas você não pode deixar de ser você mesmo, ao escrever um livro. Não tente copiar outros escritores. Não tente ser José se você é João. Reúna seus sentimentos, traumas, alegrias e experiências e produza algo único: seu livro, sua criação.

    Como escrever um livro? Você precisará de alguns exercícios para botar pra fora o que já está aí, camuflado no seu interior. O que não lhe poderá ser transmitido através de exercícios é a perseverança. Sem ela, parceiro, já era. Este é o melhor conselho que posso lhe dar: se quiser escrever um livro, seja perseverante. Mergulhe de cabeça, ou então, melhor ir assistir TV.

    ResponderExcluir
  9. A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

    Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Nelma tem esse livro na sala de leitura?

      Excluir
  10. CREPÚSCULO

    CREPÚSCULO poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego - um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos. Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.

    ResponderExcluir
  11. A Universia Brasil, rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 22 países, reuniu uma lista com 7 livros de Florbela Espanca para download grátis. A autora portuguesa morreu aos 36 anos.

    Batizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, a escritora foi, na verdade, uma poetisa. Sua vida foi tumultuada, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos – como divórcios e a morte de familiares próximos -, o que se refletiu em sua obra.

    As primeiras composições da escritora datam dos anos 1903 e 1904, e suas poesias eram carregadas de erotização, feminilidade e panteísmo – crença de que o Universo ou a natureza e Deus são idênticos. No entanto, Florbela também produziu outros gêneros literários, como contos e até mesmo um diário.

    Confira a seguir 7 obras de Florbela Espanca para baixar grátis

    1. A Mensageira das Violetas

    2. Charneca em Flor

    3. Livro de Mágoas

    4. Livro de Sóror Saudade

    5. O Livro d’Ele

    6. Poemas Selecionados

    7. Reliquiae

    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  12. Definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC), o letramento vai além da alfabetização, uma vez que se refere às práticas sociais que fazem uso da escrita. A alfabetização se restringe ao domínio dos princípios alfabéticos e ortográficos, visando à apropriação da escrita, bem como das relações entre letra e som. Já o letramento diz respeito às aplicações da escrita. Na escola a criança avança no letramento na medida em que entra em contato com livros, revistas, jornais, cartazes, correspondências, bulas de remédio, folhetos diversos, etc...). Começa então a compreender, a finalidade, o destino, a autoria, a forma e a razão desses textos. Ou seja, a criança letrada compreende a aplicação social da escrita.

    ResponderExcluir
  13. A pontuação é importante para a leitura, pois dela depende a compreensão segura do
    que se pretende comunicar.
    A pontuação é o emprego de sinais convencionais que se colocam entre as orações e
    partes da oração para estabelecer pausas e inflexões da voz (a entonação) na leitura;
    dar destaque a expressões ou palavras; evitar ambigüidade.
    As regras de pontuação tornam-se, entretanto, muitas vezes difíceis de explicar, devido
    às dificuldades que nosso graduando tem em relação à análise sintática.
    Para mostrar como, realmente, a pontuação é de suma importância, observe o texto
    abaixo:
    Um homem rico, à beira da morte, deixa o seu testamento assim:
    “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a
    conta do alfaiate nada aos pobres”.
    Cada um dos herdeiros apresentou uma interpretação diferente. Lógico, todos
    reescreveram o texto em benefício próprio.
    Sendo assim, produziu-se o texto de várias formas.
    Sobrinho
    “Deixo meus bens: a minha irmã, não; a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do
    alfaiate. Nada aos pobres”.
    Irmã
    “Deixo meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do
    alfaiate. Nada aos pobres”.
    Alfaiate
    “Deixo meus bens: a minha irmã, não; a meu sobrinho, jamais. Será paga a conta do
    alfaiate. Nada aos pobres”.
    O juiz, diante de tamanho conflito, decide doar aos pobres e reescreve o testamento.
    Juiz 4
    “Deixo meus bens: a minha irmã, não; a meu sobrinho, jamais; será paga a conta do
    alfaiate? Nada; aos pobres!”

    ResponderExcluir
  14. VIR E VIM. QUANDO USAR CADA UM?

    VIR, ação de deslocar-se de um lugar para outro, está no INFINITIVO – uma forma nominal do verbo que exprime apenas o estado ou a ação sem designar tempo, modo, número ou pessoa.

    Usa-se INFINITIVO nos seguintes casos:

    - Em LOCUÇÕES VERBAIS – dois verbos que representam uma única ação verbal:

    Vocês QUEREM VIR para a fazenda neste fim de semana? (LOCUÇÃO VERBAL)

    - Em ORAÇÕES REDUZIDAS – orações abreviadas, sem conectivo (conjunção ou pronome relativo) e com o verbo numa das formas nominais: gerúndio, particípio e infinitivo:

    É importante VIR sempre às reuniões.
    (ORAÇÃO REDUZIDA DE INFINITIVO)

    - Quando apresenta uma IDEIA VAGA, GENÉRICA, sem se referir a um sujeito determinado:

    VIR bem trajado ao trabalho demonstra zelo.

    - Quando é REGIDO DE PREPOSIÇÃO e funciona como complemento de um substantivo, adjetivo ou verbo da oração anterior:

    Ele tem a obrigação DE VIR cedo.

    VIM é o verbo VIR conjugado na primeira pessoa do singular(EU) do PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO – tempo verbal que usamos para falar de um fato ocorrido e concluído em determinado momento do passado:

    Todas as vezes que eu VIM sem agasalho, fiquei resfriado.
    (PASSADO E AÇÃO CONCLUÍDA)

    Observe que na frase acima existe sujeito, que é EU. Quando houver dúvidas, verifique se dá para colocar o EU antes do verbo. Se sim, o emprego correto será VIM.

    ResponderExcluir
  15. ublicado no Universia Brasil

    A leitura pode ter várias finalidades, como a informação, a inspiração, etc. Seja qual for o objetivo com ela, você acaba desenvolvendo a sua mente de alguma maneira. Existem certos tipos de leitura capazes de desenvolver de maneira mais plena a sua inteligência. Portanto, é fundamental dedicar seu tempo aos livros que cultivem a sua inteligência e sabedoria. Mas, como saber se você está escolhendo os livros certos? Confira uma lista com 5 categorias que aumentam a sua inteligência:
    1. Ciências
    A categoria não inclui apenas os livros científicos, mas todos aqueles que melhoram o nosso conhecimento sobre o mundo “natural”, como estudos sobre a sociedade, etc. O valor desses livros não vem das teorias que eles provam (ou questionam), mas do desenvolvimento da curiosidade que eles despertam, bem como os métodos de aprendizado. Os livros científicos podem ensinar a conduzir uma investigação, confiar na sua intuição e validar temas a partir de evidências.
    2. Filosofia
    Assim como a ciência, a filosofia cresce a partir do pensamento crítico. Ao contrário das ciências, que nos ajudam a entender o mundo exterior, a filosofia é voltada para dentro, facilitando o processo de entender a si mesmo. A filosofia vai melhorar o seu entendimento das necessidades e desejos humanos, além de aumentar o seu conhecimento sobre as principais prerrogativas do comportamento humano.
    3. Ficções científicas
    O fato de um livro não ser baseado em uma história real não diminui o seu valor de ensinamentos. Os melhores trabalhos de ficção contêm mais verdade que muitos outros gêneros literários, pois permitem ao seu leitor uma experiência com novas realidades. As ficções criam experiências que elevam o nível de consciência e lidam com questões como a filosofia, a psicologia e até mesmo a história. Lendo ficções você pode desenvolver a sua linguagem e se tornar um melhor escritor, pensador e orador.
    4. História
    A história pode parecer bastante entediante a princípio, como todos aqueles nomes e datas distantes. Contudo, a história pode ser bastante estimulante se discutida da maneira correta. Ao invés de longos textos explicativos, por exemplo, é possível encarar os fatos como grandes anedotas, cheia de personagens complexos e ideias inovadoras para a época. Aprendendo o passado você se torna mais capaz de interpretar os fatos do seu tempo e consegue reconhecer, inclusive, as heranças deixadas por outras épocas.
    5. Poesia
    A leitura de grandes poesias produz um sentimento de admiração e reverência com relação ao poder das palavras. Ela aguça suas competências linguísticas e ajuda a desenvolver a sua eloquência. Além disso, você desenvolve o seu vocabulário e compreende melhor o significado das palavras.

    ResponderExcluir
  16. Se você quer uma vida cristã saudável, digna de uma autêntica garota descolada, ore sempre e por qualquer situação. Esteja certa de que, nas horas difíceis, você tem um Pai amoroso, que é maior que todos os problemas. Outra coisa importante é sempre obedecer a seus pais, mesmo que na hora você não concorde com eles. Quando você se casar e tiver sua própria Família,Deus vai derramar bênçãos sobre ela. Ler bons livros ajuda a gente a crescer, e buscar conselhos com líderes e amigos sábios também pode ser muito bom, mas nunca se esqueça de que as palavras verdadeiras e eternas estão em Deus. Seja sempre alegre e espalhe a alegria de Deus por onde você for!
    “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Se vocês,apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

    ResponderExcluir
  17. ANIMERP



    Histórias em Quadrinhos Autorais – Criação e Finalização de Personagens

    SESC Rio Preto

    01/03 a 13/04.
    Sábados, 14h.


    PARA O FINAL DE SEMANA PESSOAL



    Com o cartunista Alex Sander Criação e elaboração de personagens e histórias em quadrinhos, em todas as suas etapas de produção: ideia, argumento, roteiro, desenho e arte-final. No Espaço Oficina 1. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas: 20.


    Livre para todos os públicos

    Grátis

    ResponderExcluir
  18. SESI-São José do Rio Preto abre exposição em homenagem ao futebol

    SESI-São José do Rio Preto abre exposição em homenagem ao futebol

    Em época de copa, a entidade oferece duas opções de lazer e cultura: a exposição Um país, uma paixão e uma homenagem ao América Futebol Clube

    O SESI São José do Rio Preto apresenta até o dia 9 de julho a mostra Um país, uma paixão. As telas criadas pelos artistas plásticos Araguaí Garcia, Ceci Matos, Chico Silva, Danila Pinheiro, José Carlos, Marcelo Lopes, Orlando Fuzineli e Waldrix têm como tema o futebol e estão expostas no Centro Cultural do SESI.

    No mesmo local, os visitantes poderão conferir uma homenagem ao América Futebol Clube. Troféus e fotos históricas, cedidas por Rui Guimarães, além de filme comemorativo aos 50 anos do Clube, cedido por Milton Rodrigues, podem ser conferidos gratuitamente pelo público.

    Serviço:
    Exposição Um país, uma paixão / Homenagem ao América Futebol Clube
    Data: até dia 9 de julho
    Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h
    Local: Espaço Cultural do SESI S.J. do Rio Preto
    Endereço: Av. Duque de Caxias, 4656, Vila Elvira
    Informações: tel. (17) 3224-6611
    Entrada gratuita

    Por Juliane Sperotto

    ResponderExcluir
  19. Atenção Alunos do Ensino Médio

    Você não pode perder a 16ª Feira do Estudante!


    A 16ª Feira do Estudante- EXPO CIEE 2013 é o maior evento do país voltado à capacitação e inclusão profissional de jovens no mercado de trabalho. Será realizada na Bienal do Parque Ibirapuera, São Paulo/SP, dias 17,18 e 19 de maio, sexta e sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h.

    Atrações:

    80 palestras com especialistas em diversas áreas que abordarão temas pertinentes a profissões, mercado de trabalho, empreendimento, seleção e recrutamento, oficinas de capacitação ,etc.

    Oficinas de redação - dicas de como elaborar uma boa redação em vestibulares e processos seletivos.

    Dicas para o ENEM - orientações e dicas para o ENEM.

    Estação Ciência - com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica, em parceria com a USP, serão expostas durante a feira atividades da Estação Ciência/USP.

    Simulação de dinâmica de grupo - os participantes receberão dicas e orientações de como se portar em futuros processos seletivos.

    Processo Seletivo - durante o evento haverá processo seletivo para vagas de estágio na Prefeitura Municipal de São Paulo e no Tribunal de Justiça.
    Quer saber mais, acesse:

    http://www.feiradoestudante.ciee.com.br/portal/hotsites/feiradoestudante2013/index.html







    ResponderExcluir