Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sala de Leitura

    Você já conhece a sala de leitura da E.E. Prof. Octacílio Alves de Almeida?
    Se ainda não, você não sabe o que esta perdendo. Venha fazer uma visita, retirar seu livro e  desfrutar das preciosas dicas de leitura da prof. Nelma.


Prof. Nelma sempre pronta para atender os alunos. Suas dicas  de leitura são preciosas. 
Nossa escola está toda adaptada, inclusive o acesso a sala de leitura. Isso sim  é educação para todos!


8 comentários:

  1. “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da realidade, não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”
    “Como aprender a discutir e a debater com uma educação que se impõe? Ditamos idéias. Não trocamos idéias. Discursamos aulas. Não debatemos ou discutimos temas. Trabalhamos sobre o educando. Não trabalhamos com ele. Impomos-lhe uma ordem a que ele não adere, mas se acomoda. Não lhe proporcionamos meios para o pensar autêntico, porque, recebendo as fórmulas que lhe damos, simplesmente as guarda. Não as incorpora, porque a incorporação é o resultado de busca de algo que exige, de quem o tenta, esforço de recriação e de procura. Exige reinvenção.”

    FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio, Paz e Terra, 1978, 8. ed., p. 96-7.

    ResponderExcluir
  2. As vezes voce pega um livro, as vezes ele te pega!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução." (Machado de Assis)

    ResponderExcluir

  4. A seguir, os 100 livros essenciais da literatura brasileira, listados em ordem alfabética de autor. Leia e divirta-se!



    Adélia Prado: Bagagem

    Aluísio Azevedo: O Cortiço

    Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos
    Noite na Taverna

    Antonio Callado: Quarup

    Antônio de Alcântara Machado: Brás, Bexiga e Barra Funda

    Ariano Suassuna: Romance d'A Pedra do Reino

    Augusto de Campos: Viva Vaia

    Augusto dos Anjos: Eu

    Autran Dourado: Ópera dos Mortos

    Basílio da Gama: O Uraguai

    Bernando Élis: O Tronco

    Bernando Guimarães: A Escrava Isaura

    Caio Fernando Abreu: Morangos Mofados

    Carlos Drummond de Andrade: A Rosa do Povo
    Claro Enigma

    Castro Alves: Os Escravos
    Espumas Flutuantes

    Cecília Meireles: Romanceiro da Inconfidência
    Mar Absoluto

    Clarice Lispector: A Paixão Segundo G.H.
    Laços de Família

    Cruz e Souza: Broquéis

    Dalton Trevisan: O Vampiro de Curitiba

    Dias Gomes: O Pagador de Promessas

    Dyonélio Machado: Os Ratos

    Erico Verissimo: O Tempo e o Vento

    Euclides da Cunha: Os Sertões

    Fernando Gabeira: O que é Isso, Companheiro?

    Fernando Sabino: O Encontro Marcado

    Ferreira Gullar: Poema Sujo

    Gonçalves Dias: I-Juca Pirama

    Graça Aranha: Canaã

    Graciliano Ramos: Vidas Secas
    São Bernardo

    Gregório de Matos: Obra Poética

    Guimarães Rosa: O Grande Sertão: Veredas
    Sagarana

    Haroldo de Campos: Galáxias

    Hilda Hilst: A Obscena Senhora D

    Ignágio de Loyola Brandão: Zero

    João Antônio: Malagueta, Perus e Bacanaço

    João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina

    João do Rio:A Alma Encantadora das Ruas

    João Gilberto Noll: Harmada

    João Simões Lopes Neto: Contos Gauchescos

    João Ubaldo Ribeiro: Viva o Povo Brasileiro

    Joaquim Manuel de Macedo: A Moreninha

    Jorge Amado: Gabriela, Cravo e Canela
    Terras do Sem Fim

    Jorge de Lima: Invenção de Orfeu

    José Cândido de Carvalho: O Coronel e o Lobisomen

    José de Alencar: O Guarani
    Lucíola

    José J. Veiga: Os Cavalinhos de Platiplanto

    José Lins do Rego: Fogo Morto

    Lima Barreto: Triste Fim de Policarpo Quaresma

    Lúcio Cardoso: Crônica da Casa Assassinada

    Luis Fernando Verissimo: O Analista de Bagé

    Luiz Vilela: Tremor de Terra

    Lygia Fagundes Telles: As Meninas
    Seminário dos Ratos

    Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas
    Dom Casmurro

    Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícias

    Manuel Bandeira: Libertinagem
    Estrela da Manhã

    Márcio Souza: Galvez, Imperador do Acre

    Mário de Andrade: Macunaíma;
    Paulicéia Desvairada

    Mário Faustino: o Homem e Sua Hora

    Mário Quintana: Nova Antologia Poética

    Marques Rebelo: A Estrela Sobe

    Menotti Del Picchia: Juca Mulato

    Monteiro Lobato: O Sítio do Pica-pau Amarelo

    Murilo Mendes: As Metamorfoses

    Murilo Rubião: O Ex-Mágico

    Nelson Rodrigues: Vestido de Noiva
    A Vida Como Ela É

    Olavo Bilac: Poesias

    Osman Lins: Avalovara

    Oswald de Andrade: Serafim Ponte Grande
    Memórias Sentimentais de João Miramar

    Otto Lara Resende: O Braço Direito

    Padre Antônio Vieira: Sermões

    Paulo Leminski: Catatau

    Pedro Nava: Baú de Ossos

    Plínio Marcos: Navalha de Carne

    Rachel de Queiroz: O Quinze

    Raduan Nassar: Lavoura Arcaica
    Um Copo de Cólera

    Raul Pompéia: O Ateneu

    Rubem Braga: 200 Crônicas Escolhidas

    Rubem Fonseca: A Coleira do Cão

    Sérgio Sant'Anna: A Senhorita Simpson

    Stanislaw Ponte Preta: Febeapá

    Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu
    Cartas Chilenas

    Vinícius de Moraes: Nova Antologia Poética

    Visconde de Taunay: Inocência

    ResponderExcluir
  5. Convido a todos os educadores para conhecerem o projeto "Juntos somos mais forte" que visa trabalhar convivência e trabalho em equipe nas turmas de 7º e 8º ano. O trabalho tem dado muitos resultado as atividades estão sendo realizadas com sucesso, todos os grupos tem o diário da equipe onde fazem anotações sobre as reuniões de grupo, umc aderno meia pauta para as atividades de resumo e mapas além de que a idéia é um amigo ajudar o outro a realizar as atividades de pesquisa e atividades de classe e casa

    ResponderExcluir
  6. Rir como criança, ouvir canto de passarinho, sarar de resfriado, escrever um poema de amor, que nunca será rasgado." — Drummond.

    ResponderExcluir
  7. A realidade dos Contos de Fadas: Uma análise social
    Quando ouvimos falar de contos de fadas, pensamos em crianças, histórias sobre princesas, fadas, anões, bruxas, animais falantes, etc. Histórias contadas pelos pais durante a noite, ou nas escolas, histórias que viraram clássicos pela mãos de Walt Disney, contudo tais histórias, a princípio sem nenhum contexto mais importante, escondem um passado sombrio de uma realidade de vida miserável e cruel. Se vocês tem crianças em casa, não contem para eles o que será dito aqui, deixe que a fantasia destes contos os encantem e os alegrem por enquanto.

    Os principais contos de fadas que conhecemos no Ocidente, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, O Pequeno Polegar, O Gato de Botas, Barba-azul, Os contos da Mamãe Ganso, etc., tiveram suas origens em tempos remotos que se perdem na história. Tais histórias se originaram em parte na Idade Média europeia e em outra parte, vieram do Oriente, possuindo diferentes versões, histórias como da Branca de Neve e Cinderela possuem várias versões ao longo da Idade Média até o século XX, de fato as versões da Disney são as mais famosas e conhecidas no mundo.

    Começemos a tratar da realidade destas histórias a partir de agora, começando com a clássica história da Chapeuzinho Vermelho. Essa história ainda possui suas origens desconhecidas, mas os relatos mais antigos são encontrados na França, posteriormente outras versões deste conto surgiram na Inglaterra e na Alemanha, em especial na Alemanha temos a versão dos famosos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhem).

    Em resumo a história da Chapeuzinho Vermelho, narra aventura de uma jovem menina, as vezes descrita como uma criança entre seus dez e doze anos ou uma adolescente entre seus 14 e 16 anos, a qual viaja por uma sombria floresta a fim de visitar sua avó doente e lhe levar comida e remédios, mas no caminho ela se depara com um grande e feroz lobo que a engana, lhe apontando um suposto atalho que na realidade era um caminho mais longo. O lobo aproveita e corre para a casa da avó dela e devora a vovozinha, e depois engana a jovem garota com aquelas famosas perguntas que não citarei aqui. Porém nas versões que vemos hoje, no final da história a vovozinha e a Chapeuzinho são retiradas da barriga do lobo por um bondoso lenhador. Contudo nas versões mais antigas, esta história não possuía um final feliz. Devemos nos lembrar que o propósito destas histórias não era meramente entreter as crianças, mas lhe ensinar lições de moral e alertar sobre alguns perigos.

    ResponderExcluir
  8. A literatura é uma maneira de entender o Brasil. Escritores como Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Clarice Lispector foram intérpretes privilegiados da nossa realidade. História, sociologia, economia... tudo isso pode ser encontrado em um passeio em companhia de grandes escritores.

    No Café Filosófico de hoje o professor de literatura João Cezar Castro Rocha fala sobre 80 anos de literatura brasileira. A partir de leituras de trechos das grandes obras, ele mostra como suas páginas servem como um espelho que reflete o país.

    TV Cultura

    ResponderExcluir