E. E. PROF. OCTACÍLIO ALVES DE
ALMEIDA
Pauta ATPC 26/03/2013
·
Atendimento
aos pais
·
Recados
da Direção
·
Estudo
Taxonomia de Bloom
Objetivos
Refletir sobre a elaboração das
avaliações
Estudar a Taxonomia de Bloom
Aplicar os novos conhecimentos
nas futuras avaliações
Desenvolvimento
Leitura do texto
Debate e reflexão
A taxonomia dos objetivos
educacionais,
também popularizada como taxonomia
de Bloom,
é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi
resultado do trabalho de uma comissão multidisciplinar de especialistas de
várias universidades dos Estados Unidos, liderada por Benjamin
S. Bloom, na década
de 1950
OS OBJETIVOS VISADOS
Benjamin Bloom e seus
seguidores classificaram os objetivos educacionais em 3 categorias:
Cognitivos: objetivos que enfatizam relembrar ou reproduzir algo
que foi aprendido, ou que envolvem a resolução de alguma atividade intelectual
para a qual o indivíduo tem que determinar o problema essencial, então
reorganizar o material ou combinar idéias, métodos ou procedimentos previamente
aprendidos
Afetivos: objetivos que enfatizam o sentimento, emoção ou grau
de aceitação ou rejeição. Tais objetivos são expressos como interesses,
atitudes ou valores.
Psicomotores: objetivos que enfatizam alguma habilidade muscular ou
motora.
O domínio cognitivo é
dentre estes três, o mais freqüentemente usado nas avaliações e, de acordo com
a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, há seis níveis do domínio
cognitivo, como expressa o desenho abaixo:
DOMÍNIOS COGNITIVOS DE
BLOOM
1. Conhecimento: O aluno irá recordar ou conhecer informações,
idéias e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos. Exemplo:
Escreva, Liste, Rotule, Nomeie, Diga, Defina.
2. Compreensão: O aluno traduz, compreende ou interpreta informação com
base em
conhecimento prévio. Ex : Explique, Resuma, Parafraseie,
Descreva, Ilustre.
3. Aplicação: O aluno seleciona, transfere
e usa dados e princípios para completar um problema ou tarefa com um mínimo de
supervisão. Ex: Use, Compute,
Resolva, Demonstre, Aplique, Construa.
4. Análise: O aluno distingue, classifica e relaciona
pressupostos, hipóteses, evidências ou estruturas de uma declaração ou questão.
Ex: Analise, Categorize, Compare, Contraste, Separe.
5. Síntese:. O aluno cria, integra e combina idéias num produto,
plano ou proposta novos para ele. Ex: Crie, Planeje, Elabore hipótese(s),
Invente, Desenvolva.
6. Avaliação: O aluno aprecia, avalia ou critica com base em padrões e
critérios específicos. Ex: Julgue, Recomende, Critique, Justifique.
Os processos caracterizados
pela taxonomia devem representar resultados de aprendizagem, ou seja, cada
categoria taxonômica representa o que o indivíduo aprende, não aquilo que ele
já sabe, assimilado do seu contexto familiar ou cultural. Os processos são cumulativos,
uma categoria cognitiva depende da anterior e, por sua vez, dá suporte à
seguinte. As referidas categorias são organizadas num gradiente em termos de
complexidade dos processos mentais.
A Taxonomia de Bloom
A tabela seguinte ilustra a taxonomia de Bloom. A
primeira coluna mostra os objetivos de aprendizagem relacionados por Bloom. A
segunda coluna indica os processos para atingi-los e a terceira os resultantes
da aprendizagem.
objetivos
|
processos
|
resultantes
|
conhecimento
|
definir
reconhecer recitar identificar rotular compreender examinar mostrar coletar listar |
|
compreensão
|
traduzir
interpretar explicar descrever resumir demonstrar |
argumento
explicação descrição resumo |
aplicação
|
aplicar
solucionar experimentar demonstrar construir mostrar fazer ilustrar registrar |
diagrama
ilustração coleção mapa jogo ou quebra-cabeças modelo relato fotografia lição |
análise
|
conectar
relacionar diferenciar classificar arranjar, estruturar agrupar interpretar organizar categorizar retirar comparar dissecar investigar |
gráfico
questionário categoria levantamento tabela delineamento diagrama conclusão lista plano resumo |
síntese
|
projetar
reprojetar combinar consolidar agregaro compor formular hipótese construir traduzir imaginar inventar criar inferir produzir predizer |
poema
projeto resumo de projeto fórmula invenção história solução máquina filme programa produto |
avaliação
|
interpretar
verificar julgar criticar decidir discutir verificar disputar escolher |
opinião
julgamento recomendação veredito conclusão avaliação investigação editorial |
Utilizando o
domínio cognitivo em diversas situações de avaliação.
Conhecimento -
Identificar e evocar informação. Quem, o que, quando, onde, como ...?
Descreva... (Verificar o que o indivíduo já sabe / dar informação).
Compreensão - Organizar e selecionar fatos e idéias. Conte ... com
suas próprias palavras. Qual é a principal idéia de...? (Ajudar a organizar o
que já é conhecido e a esquematizar novos fatos de forma organizada).
Aplicação -
Usar fatos, regras, princípios.
Explique como ... porque ... é um exemplo de... Como
... se relaciona com .... Por que ... é relevante? (Avaliar/estimar a
relevância da informação disponível para o problema a ser resolvido).
Análise -
Separar algo (o todo) em partes. Quais são as partes (ou as características) de
...? Classifique ... de acordo com .... Faça um esquema, diagrama, etc. de ....
Como ... se compara/contrasta com ...? Que evidência você pode apresentar para
.... Como justificar que ... (Encorajar os alunos a estudar a informação em
detalhe para identificar as partes e entender a relação entre elas).
Síntese - Combinar idéias para formar um novo conjunto. O que
se pode prever (inferir) de ...? Que idéias você pode acrescentar a...? Como
você criaria (esboçaria) um novo ... ? Que soluções você poderia sugerir para
...? (Construir novo conhecimento sobre o conhecimento existente, de forma original).
Avaliação - Desenvolver opiniões, julgamentos, decisões. Você
concorda ...? O que você pensa a respeito de ... ? O que é mais importante em
...? Estabeleça prioridades para ... de acordo com .... O que você decidiria
sobre ...? Que critérios você usaria para avaliar ...? (Verificar se o problema
foi resolvido ou se o objetivo foi atingido. Desenvolver critérios para saber
que o problema foi resolvido).
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