Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Hip-Hop

O Street Dance surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 60, com o intuito de levar a paz e diversão aos norte-americanos. Somente nos anos 80, o hip hop apareceu com força no cenário brasileiro, tendo São Paulo como berço. De lá pra cá, vem ganhando cada vez mais adeptos e mídia e ultrapassando barreiras e hoje em dia é um dos ritmos mais dançados nas festas, onde pessoas de todas as idades treinam e se divertem ao mesmo tempo.
A mistura de seus elementos é permitida, e vai variar de acordo com o professor. Sendo assim, esta não é uma dança de características fechadas. Permite-se com isso a criação de novos movimentos, o que denuncia outras propriedades desta dança: a inovação e a liberdade de criação.
O Street Dance estimula a memória e ajuda no desenvolvimento do equilíbrio, da força, da agilidade, da flexibilidade e da resistência. Além disso, aprimora a respiração e a coordenação motora. A dança também é um excelente meio de socialização. Não há limites para prática desta atividade, apenas adequação de acordo com nível de aprendizado e faixa etária.
Bate papo com muita informação sobre a cultura Hip-hop

Alongando

Alongamento

Alongamento

Alongamento

Primeiros passos

Professor Fernando

Primeiras coreografias

Oficinas Mais Educação-2014


Benefícios comprovados através do aprendizado musical.

As aulas de música vêm sendo indicadas para bebes durante a gestação e após o nascimento pelos benefícios já observados. Estudo científico realizado anos atrás resultou na teoria que muitos conhecem como o efeito Mozart.

Mas porque Mozart? O que existe nesta música ou na música de outros compositores clássicos que permitem que cientistas da Nasa a utilizem como objeto de estudo em suas experiências?

Qual é a organização que existe entre os sons, as melodias, os ritmos, as combinações harmônicas que geram resultados surpreendentes em bebês, crianças, adolescentes ou profissionais bem sucedidos? Correntemente interagem com o equilíbrio emocional para resolver problemas aparentemente complexos para a grande maioria que nunca foi exposta ao aprendizado musical?

E por ser considerado uma linguagem, aqueles que estudam música apresentam maior facilidade em se expressar em diversos idiomas? O ritmo, a acentuação, a entonação do fraseado diferem entre os povos. O estudo da música capacita o cérebro e suas conexões nervosas em diferentes formas de linguagem; falada e até mesmo escrita. É visível a capacidade de análise e síntese na compreensão de textos de conteúdo considerado difícil para a maioria das pessoas nunca antes exposta a este tipo de treinamento e experiência. Comprove esta experiência conversando com professores que ministram aulas de pré-primário, e outras que preparam alunas em época de vestibular, nas matérias de redação, compreensão de texto e aulas de idiomas.

Outros assuntos que receberam especial atenção nos últimos anos foram às semelhanças entre a música e a matemática, chegando a resultar também à maior facilidade na resolução de problemas matemáticos, fórmulas encontradas em matérias como a física, a química e a biologia. Uma vez que a resolução considerada “acertada” em problemas deste tipo, está diretamente ligada à exata compreensão e análise do texto.

Levando-se em conta os estímulos cerebrais que ocorrem no aprendizado musical vê-se que estes são altamente benéficos em qualquer idade. Os estímulos musicais envolvem o ritmo, a melodia, assim como a atenção, a concentração, o desenvolvimento sensorial, criativo e a capacidade de usar a intuição na resolução de problemas, que exigem o desenvolvimento do raciocínio lógico e analítico.

Dentre as habilidades requeridas para tocar um instrumento encontram-se o domínio da técnica, da sensibilidade assim como a combinação da atividade motora através de músculos e nervos, em uma execução que ocorra com beleza e fluidez.

Livros recomendados para consulta:
The Mozart Effect – Don Campbell
Matemática e Música: pensamento analógico na construção dos significados- Oscar João Abdounur - São Paulo: Escrituras Editoras 1999. – Série ensaios transversais.
Por Clises Marie Carvajal Mulatti
Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis,
Holly Names College, CA, USA.
Professora do curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música.


Aproveita estes benefícios e venha participar das oficinas de Violão na escola.
Veja abaixo as fotos
Violão ao ar livre

Prof. Maria Regina

Hora da afinação

Primeiros acordes

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um dia na escola do meu filho-2014

UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO- 22/02/2014



Um dia na escola do meu filho promovido na E. E. Prof. Octacílio Alves de Almeida no dia 22 de fevereiro de 2014, previsto no Calendário Escolar em atendimento à Resolução SE-78 de 11/12/2013, referiu-se em um importante momento de encontro da escola com sua comunidade. Foi um momento  de reflexão e levantamento das dificuldades e potencialidades encontradas pelos agentes escolares com vistas a superação dos problemas e melhoria dos resultados da unidade escolar.  Temas como Bullyng e acompanhamento da vida escolar do seu filho foram trabalhados com os pais  durante o encontro. Foram realizadas atividades esportivas na quadra. Os professores tiveram a oportunidade de conversar com os pais dos alunos e lhes apresentarem a programação escolar para o referido ano letivo. Todos os participantes puderam visitar as dependências escolares. Espaços como a Sala de Leitura e o Acessa Escola foram os mais procurados. O diretor Carlos Henrique Magri frisou a importância da participação dos pais durante o encontro e ressaltou que a contribuição de todos nessas atividades são sempre muito positivas para a aprendizagem e para o melhor ambiente escolar e familiar. Durante  o encontro foi oferecido um café para confraternização.
Pais atentos a fala do diretor

Diretor Carlos dando as boas vindas aos presentes.

Diretor e coordenadoras orientando sobre os perigos do Bullyng

Pais registrando sua participação

Pais e alunos visitando a sala do Acessa Escola

Prof. Nelma apresentando a Sala de Leitura.

Alunos na Sala de Leitura

Alunos exercitando-se na quadra.

Professores conversando com os pais. Café para confraternização.


Saresp 2011

A aluna Ellen Flores Manchado foi contemplada com um notebook devido ao seu desempenho no Saresp 2011. O Diário Oficial de 19 de dezembro tornou pública a lista dos alunos que receberão o equipamento, através do Comunicado Conjunto CGEB/CIMA, de 17/12/2013. 

Aluna Ellen com a coordenadora Viviane.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Menção Honrosa OBMEP

Parabéns a nossa aluna Pamela Estela Moraes Feitosa- Menção Honrosa na OBMEP-2013

Oficinas Mais Educação 2014

Capoeira- Segunda-feira das 18:30 às 20:30
Violão - Quarta-feira das 18:30 às 20:30
Dança- Hip- Hop- Quinta-feira das 18:30 às 20:30

Venha Participar!