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terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pauta ATPC


E.E.PROF. OCTACÍLIO ALVES DE ALMEIDA
Pauta ATPC 25/09/2012
Atendimento aos pais
Recados da Direção
Cursos e concursos
Escolha da redação para o concurso da TV Tem
Pré-conselho dia 02/10 na ATPC
Leitura:

O ANEL
            - Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem que não sirvo para nada, que sou lerdo e muito idiota. O que posso fazer para que me valorizem?
            O professor sem olhá-lo disse:
            - Sinto, muito meu jovem, mas não posso lhe ajudar, devo primeiro resolver meu problema.  Depois de uma pausa, sugeriu:
            Se você me ajudasse, eu poderia resolver logo este problema e depois talvez possa lhe ajudar.
            -Cla- claro, professor- gaguejou o jovem, que se sentiu outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor.
            Este tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao garoto e disse: - Monte no cavalo e vá até o mercado. Venda este anel pois tenho de pagar uma dívida. É preciso que obtenha por ele o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte o mais rápido possível.
            O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, ofereceu o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o preço do anel. Ao mencionar uma moeda de ouro, alguns riam, outros saíam sem ao menos olhar para o jovem, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel. Tentando ajudar  o jovem, ofereceram uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o rapaz seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro.
            Depois de oferecer a jóia a todos os que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. Desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel e livrar assim o professor da preocupação, podendo receber ajuda e conselhos.
            Entrou na casa e disse: - Professor, sinto muito mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez vender por 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar alguém sobre o valor do anel.
            - Importante o que disse, um jovem- contestou sorridente. – Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para informar o valor exato do anel? Diga que quer vender e pergunte quanto ele pode dar. Mas não importa o quanto ele lhe ofereça, não o venda...Volte aqui com o meu anel.
            O jovem deu o anel ao joalheiro. Este examinou-o com uma lupa, pesou e disse: - Diga ao seu professor que, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
            - 58 moedas de ouro!!! – exclamou o jovem.
            - Sim- replicou o joalheiro. – E sei que, com tempo, poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente...
            O jovem correu emocionado à casa do professor para contar o ocorrido.
            - Senta- disse o professor, que depois de ouvir tudo o que o jovem tinha para contar explicou:
            Você é como este anel, uma jóia valiosa e única. E só pode ser avaliado por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir seu verdadeiro valor? Dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo. Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos, e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. “Ninguém pode lhe fazer sentir inferior sem o seu consentimento”.




ATIVIDADES

Dividir os professores por áreas para analisarem as situações a seguir:

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Um professor, dando uma aula expositiva sobre independência do Brasil, deixou na lousa as seguintes anotações, que deveriam ser registradas pelos alunos em seus cadernos:

1.      Em 1808 a família real chega ao Brasil Colônia e, no mesmo ano, o príncipe regente D. João abre os portos as nações amigas.
2.      Em 1821 o rei D. João volta a Portugal deixando em seu lugar o filho Pedro de Alcântara.
3.      Em 1822 no dia 7 de setembro, as margens do rio Ipiranga, o príncipe Pedro lê as cartas vindas de Lisboa. Em seguida, puxou sua espada e bradou: Independência ou Morte. Assim se fez a independência do Brasil.

Depois disso, o professor  anunciou que o próximo item do programa, na aula seguinte seria a constituição de 1824.

Questões
Podemos facilmente identificar diferentes inadequações na forma de desenvolvimento do conteúdo por parte desse professor. Mas, na perspectiva de um ensino pautado pela contextualização, quais são as falhas que o professor comete? Quais são as conseqüências que isso pode trazer para a formação dos alunos?


LINGUAGEM, CÓDIGO E SUAS TECNOLOGIAS

Numa sala de 1º ano, um professor de Língua Portuguesa trabalha com funções da linguagem. Com o apoio de um livro didático, explica cada uma delas e depois propõe que os alunos realizem os exercícios sugeridos pelo livro, cujo objetivo é identificar em textos integrais ou em fragmentos, qual a função da linguagem predominante. Um desses textos é uma propaganda da SAMELLO, reproduzida, tal como aparece no livro

PENSANDO BEM, A SAMELLO NÃO EVOLUIU NOS ÚLTIMOS 63 ANOS. ELA CONTINUA FAZENDO SAPATOS À MÃO

Durante a correção dos exercícios, este texto foi um dos que gerou dúvidas: os alunos não conseguiam entender como aquela propaganda usava a linguagem apelativa, ou seja, se a marca quer estimular a compra do seu produto como pode admitir que, em 63 anos, ela não evoluiu? Isso seria uma contra-propaganda?

Considerando o relato, discuta:

1)      Qual a(s) razão (ões)  das dúvidas dos alunos?

2)      Que conhecimento seriam necessários para que os alunos compreendessem o caráter apelativo do texto?

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lugares de Aprender

 Alunos da 5ª série B sendo recebidos no SESC

 Apesar da falta de energia elétrica os alunos puderam interagir com a 17ª Mostra Itinerância Vídeo Brasil

 O professor Manoel e a Professora Graziela acompanharam os alunos

 Os alunos gostaram muito

E para encerrar nada melhor do que um lanchinho no Habbi's

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Arte

6ªsérie- Volume 3
Situação de Aprendizagem 5
Conexões entre os Territórios de Materialidade e de Linguagens Artísticas
Professora Ana Paula orientando as alunas da 6ª série C na pesquisa

Diego concentrado em seu trabalho

6ª série C

A aula foi muito proveitosa

Direcionar o trabalho é muito importante

Ciclo I

Hoje a nossa escola teve a satisfação de receber a visita da professora formadora do Programa Ler e Escrever, Ione Cardoso. A professora Ione acompanhou o trabalho desenvolvimento pelas professoras do ciclo I  e pela professora coordenadora Gisele Belatti. Em sua companhia estavam a supervisora responsável pelo ciclo I Marilda e a PCNP Lucelaine.


Da esquerda para a direita, Gisele, Mara, Lucelaine, Ione e Marilda

Alunos da professora Mara (5ºano B)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Projeto de matemática com parceria da UNESP

Está sendo desenvolvido em nossa escola o Projeto: "Ensino Aprendizagem de certos conteúdos de matemática básica com recursos tecnológicos e material didático", em parceria com a UNESP sob a supervisão da Profª Drª Ermínia de Lourdes Campello Fanti. O projeto conta o desenvolvimento de atividades aplicadas aos alunos da 8ª série com a orientação dos alunos do curso de licenciatura em matemática Jackeline Alvarez,  José Antonio Camargo e Paula Fukushima.
 As atividades são desenvolvidas na sala de informática

 O apoio dos professores da escola é fundamental para o sucesso do projeto. A direita a professora Vanessa.

  Alunos da 8ª C  quebrando a cabeça.

 No projeto o auxílio do estagiário do acessa escola é fundamental. Leonardo à esquerda.

 Professora Vanessa auxiliando os alunos

 Poder contar com o professor auxiliar de matemática Fred também é muito importante para o desenvolvimento das atividades.

 Atenção individual para os alunos

 Toda a equipe reunida. Da direita para a esquerda Fred, Paula, José Antonio, Vanessa e Jackeline.
 Uso do software Cabri-Geométric

Atividades desenvolvidas durante a aula.


Lugares de Aprender

Na manhã de ontem (18 de setembro) os alunos da 3ª série do E.M, juntamente com as professoras Rosana e Carmem, foram conferir a exposição Itinerância Videobrasil 2012/2013.
A exposição faz parte do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Viodeobrasil.


 Alunos no SESC

 Alunos assistindo aos vídeos

  Alunos assistindo aos vídeos

  Alunos assistindo aos vídeos
 A exposição foi muito interativa

 Antes do retorno a escola um lanchinho no Habbi's



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Discussão do Saresp na escola





“Unir-se é bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”
Henry Ford

Discussão do Saresp 2011

Pauta 14/09/2012

·         Orientações gerais Saresp/2011

·         Café

·         Análise dos dados do Idesp 2011

·         Análise dos dados dos níveis de proficiência

·         Almoço

·         Estudo e planejamento de ações baseado em algumas questões que constaram das provas de 2011.

Inauguração do Elevador

A E.E. Prof. Octacílio Alves de Almeida estava em clima de festa.
 Hoje foram concluídas as obras do elevador que possibilita o acesso de todos os cidadãos aos 3 pavimentos da escola.
 O aluno Otavio (2ºano A) junto com o Diretor Carlos estreiando o elevador

 A coordenadora Gisele I também foi conhecer o elevador e levar o Otávio para visitar as classes de seus amigos.

 Hall de espera do elevador
A vice-diretora Regina e a  coordenadora Gisele II foram mostrar as dependências administrativas para o Otávio.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Concurso de Redação

Texto padrão de apoio para nortear a realização das redações do concurso da TV TEM: Gênero Carta do Leitor


O poder da gentileza

Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque, embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.
Ideias equivocadas, que nos pressionam a ter sempre mais, a cumprir prazos sem nos respeitarmos, a atingir metas que, muitas vezes, não fazem parte de nossa missão de vida e daquilo em que acreditamos, nos tornam mais e mais insensíveis. E nesta insensibilidade, vamos agindo e nos relacionando com as pessoas – mesmo com aquelas que amamos – de forma menos gentil, mais apressada e mais automatizada, sem nem nos darmos conta disso.
A gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, enfim, propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.  Sendo assim, o que podemos fazer de mais inteligente é tratar de praticar a gentileza quanto mais conseguirmos. E isso é uma escolha, antes de mais nada.

Rosana Braga, autora do livro “O Poder da Gentileza”, é palestrante em desenvolvimento profissional e relacionamentos interpessoais.
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?id=254

Semana da Pátria

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Seminário Meio Ambiente

Apresentação do seminário realizado pelos alunos dos 5º anos A e B "Universo ao meu redor"
Programa Ler e Escrever

 Alunas do 5ºano B apresentando para o 5º ano A

 Alunos da prof. Maria

 Exposição dos cartazes utilizados para a apresentação

 5ºB

 5º Ano A

 5ºA

 Alunos do 5ºA apresentando para o 5ºB

 Os trabalhos ficaram maravilhosos

 5ºA

 Todos os alunos participaram

 Alunas do 5ºA

5ºA


Parabéns a todos os alunos e professores pelo trabalho realizado!