quinta-feira, 27 de setembro de 2012
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Pauta ATPC
E.E.PROF. OCTACÍLIO ALVES DE ALMEIDA
Pauta ATPC 25/09/2012
Atendimento
aos pais
Recados
da Direção
Cursos
e concursos
Escolha
da redação para o concurso da TV Tem
Pré-conselho
dia 02/10 na ATPC
Leitura:
O ANEL
- Venho aqui, professor, porque me
sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem que não
sirvo para nada, que sou lerdo e muito idiota. O que posso fazer para que me
valorizem?
O professor sem olhá-lo disse:
- Sinto, muito meu jovem, mas não
posso lhe ajudar, devo primeiro resolver meu problema. Depois de uma pausa, sugeriu:
Se você me ajudasse, eu poderia
resolver logo este problema e depois talvez possa lhe ajudar.
-Cla- claro, professor- gaguejou o
jovem, que se sentiu outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor.
Este tirou um anel que usava no dedo
pequeno, deu ao garoto e disse: - Monte no cavalo e vá até o mercado. Venda
este anel pois tenho de pagar uma dívida. É preciso que obtenha por ele o
máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte o mais
rápido possível.
O jovem pegou o anel e partiu. Mal
chegou ao mercado, ofereceu o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum
interesse, até quando o jovem dizia o preço do anel. Ao mencionar uma moeda de
ouro, alguns riam, outros saíam sem ao menos olhar para o jovem, mas só um
velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa
para comprar um anel. Tentando ajudar o
jovem, ofereceram uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o rapaz seguia
as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro.
Depois de oferecer a jóia a todos os
que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou.
Desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel e
livrar assim o professor da preocupação, podendo receber ajuda e conselhos.
Entrou na casa e disse: - Professor,
sinto muito mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez vender por 2 ou 3
moedas de prata, mas não acho que se possa enganar alguém sobre o valor do
anel.
- Importante o que disse, um jovem-
contestou sorridente. – Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar
no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para informar o valor exato do
anel? Diga que quer vender e pergunte quanto ele pode dar. Mas não importa o
quanto ele lhe ofereça, não o venda...Volte aqui com o meu anel.
O jovem deu o anel ao joalheiro.
Este examinou-o com uma lupa, pesou e disse: - Diga ao seu professor que, se
ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
- 58 moedas de ouro!!! – exclamou o
jovem.
- Sim- replicou o joalheiro. – E sei
que, com tempo, poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é
urgente...
O jovem correu emocionado à casa do
professor para contar o ocorrido.
- Senta- disse o professor, que
depois de ouvir tudo o que o jovem tinha para contar explicou:
Você é como este anel, uma jóia
valiosa e única. E só pode ser avaliado por um expert. Pensava que qualquer um
podia descobrir seu verdadeiro valor? Dizendo isso voltou a colocar o anel no
dedo. Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos, e andamos por todos os
mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. “Ninguém
pode lhe fazer sentir inferior sem o seu consentimento”.
ATIVIDADES
Dividir os professores por
áreas para analisarem as situações a seguir:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS
TECNOLOGIAS
Um professor, dando uma aula
expositiva sobre independência do Brasil, deixou na lousa as seguintes
anotações, que deveriam ser registradas pelos alunos em seus cadernos:
1.
Em 1808 a família
real chega ao Brasil Colônia e, no mesmo ano, o príncipe regente D. João abre
os portos as nações amigas.
2.
Em 1821 o rei D.
João volta a Portugal deixando em seu lugar o filho Pedro de Alcântara.
3.
Em 1822 no dia 7
de setembro, as margens do rio Ipiranga, o príncipe Pedro lê as cartas vindas
de Lisboa. Em seguida, puxou sua espada e bradou: Independência ou Morte. Assim
se fez a independência do Brasil.
Depois
disso, o professor anunciou que o
próximo item do programa, na aula seguinte seria a constituição de 1824.
Questões
Podemos
facilmente identificar diferentes inadequações na forma de desenvolvimento do
conteúdo por parte desse professor. Mas, na perspectiva de um ensino pautado
pela contextualização, quais são as falhas que o professor comete? Quais são as
conseqüências que isso pode trazer para a formação dos alunos?
LINGUAGEM,
CÓDIGO E SUAS TECNOLOGIAS
Numa sala de
1º ano, um professor de Língua Portuguesa trabalha com funções da linguagem.
Com o apoio de um livro didático, explica cada uma delas e depois propõe que os
alunos realizem os exercícios sugeridos pelo livro, cujo objetivo é identificar
em textos integrais ou em fragmentos, qual a função da linguagem predominante.
Um desses textos é uma propaganda da SAMELLO, reproduzida, tal como aparece no
livro
PENSANDO BEM, A SAMELLO NÃO EVOLUIU NOS ÚLTIMOS 63
ANOS. ELA CONTINUA FAZENDO SAPATOS À MÃO
Durante a correção dos
exercícios, este texto foi um dos que gerou dúvidas: os alunos não conseguiam
entender como aquela propaganda usava a linguagem apelativa, ou seja, se a
marca quer estimular a compra do seu produto como pode admitir que, em 63 anos,
ela não evoluiu? Isso seria uma contra-propaganda?
Considerando o relato,
discuta:
1)
Qual a(s) razão
(ões) das dúvidas dos alunos?
2)
Que conhecimento
seriam necessários para que os alunos compreendessem o caráter apelativo do
texto?
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Lugares de Aprender
Alunos da 5ª série B sendo recebidos no SESC
O professor Manoel e a Professora Graziela acompanharam os alunos
Os alunos gostaram muito
E para encerrar nada melhor do que um lanchinho no Habbi's
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Arte
6ªsérie- Volume 3
Situação de Aprendizagem 5
Conexões entre os Territórios de Materialidade e de Linguagens Artísticas
Professora Ana Paula orientando as alunas da 6ª série C na pesquisa
Diego concentrado em seu trabalho
6ª série C
A aula foi muito proveitosa
Direcionar o trabalho é muito importante
Ciclo I
Hoje a nossa escola teve a satisfação de receber a visita da professora formadora do Programa Ler e Escrever, Ione Cardoso. A professora Ione acompanhou o trabalho desenvolvimento pelas professoras do ciclo I e pela professora coordenadora Gisele Belatti. Em sua companhia estavam a supervisora responsável pelo ciclo I Marilda e a PCNP Lucelaine.
Da esquerda para a direita, Gisele, Mara, Lucelaine, Ione e Marilda
Alunos da professora Mara (5ºano B)
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Projeto de matemática com parceria da UNESP
Está sendo desenvolvido em nossa escola o Projeto: "Ensino Aprendizagem de certos conteúdos de matemática básica com recursos tecnológicos e material didático", em parceria com a UNESP sob a supervisão da Profª Drª Ermínia de Lourdes Campello Fanti. O projeto conta o desenvolvimento de atividades aplicadas aos alunos da 8ª série com a orientação dos alunos do curso de licenciatura em matemática Jackeline Alvarez, José Antonio Camargo e Paula Fukushima.
No projeto o auxílio do estagiário do acessa escola é fundamental. Leonardo à esquerda.
Toda a equipe reunida. Da direita para a esquerda Fred, Paula, José Antonio, Vanessa e Jackeline.
As atividades são desenvolvidas na sala de informática
O apoio dos professores da escola é fundamental para o sucesso do projeto. A direita a professora Vanessa.
Alunos da 8ª C quebrando a cabeça.
Professora Vanessa auxiliando os alunos
Poder contar com o professor auxiliar de matemática Fred também é muito importante para o desenvolvimento das atividades.
Atenção individual para os alunos
Uso do software Cabri-Geométric
Atividades desenvolvidas durante a aula.
Lugares de Aprender
Na manhã de ontem (18 de setembro) os alunos da 3ª série do E.M, juntamente com as professoras Rosana e Carmem, foram conferir a exposição Itinerância Videobrasil 2012/2013.
A exposição faz parte do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Viodeobrasil.
Alunos no SESC
Alunos assistindo aos vídeos
Alunos assistindo aos vídeos
Alunos assistindo aos vídeos
A exposição foi muito interativa
Antes do retorno a escola um lanchinho no Habbi's
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Discussão do Saresp na escola
“Unir-se é bom começo, manter a união é um progresso,
e trabalhar em conjunto é a vitória.”
Henry Ford
Discussão do Saresp 2011
Pauta 14/09/2012
·
Orientações
gerais Saresp/2011
·
Café
·
Análise dos dados
do Idesp 2011
·
Análise dos dados
dos níveis de proficiência
·
Almoço
·
Estudo e
planejamento de ações baseado em algumas questões que constaram das provas de
2011.
Inauguração do Elevador
A E.E. Prof. Octacílio Alves de Almeida estava em clima de festa.
Hoje foram concluídas as obras do elevador que possibilita o acesso de todos os cidadãos aos 3 pavimentos da escola.
O aluno Otavio (2ºano A) junto com o Diretor Carlos estreiando o elevador
A coordenadora Gisele I também foi conhecer o elevador e levar o Otávio para visitar as classes de seus amigos.
Hall de espera do elevador
A vice-diretora Regina e a coordenadora Gisele II foram mostrar as dependências administrativas para o Otávio.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Pesquisa de uso das tecnologias
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dHc2aUg5QXdhc0hBdVo1NWhSZzl0MXc6MA
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Concurso de Redação
Texto padrão de apoio para nortear a realização das redações do concurso da TV TEM: Gênero Carta do Leitor
O poder da
gentileza
Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser,
uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais
sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta,
porque, embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma
característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo,
tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para
todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um
reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e
com o mundo.
Ideias equivocadas, que nos pressionam a ter
sempre mais, a cumprir prazos sem nos respeitarmos, a atingir metas que, muitas
vezes, não fazem parte de nossa missão de vida e daquilo em que acreditamos,
nos tornam mais e mais insensíveis. E nesta insensibilidade, vamos agindo e nos
relacionando com as pessoas – mesmo com aquelas que amamos – de forma menos
gentil, mais apressada e mais automatizada, sem nem nos darmos conta disso.
A gentileza abre portas, muda o rumo dos
conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações,
enfim, propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de
quem se permite receber gentilezas. Sendo
assim, o que podemos fazer de mais inteligente é tratar de praticar a gentileza
quanto mais conseguirmos. E isso é uma escolha, antes de mais nada.
Rosana Braga, autora do livro “O Poder da Gentileza”, é
palestrante em desenvolvimento profissional e relacionamentos interpessoais.
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?id=254
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?id=254
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Seminário Meio Ambiente
Apresentação do seminário realizado pelos alunos dos 5º anos A e B "Universo ao meu redor"
Programa Ler e Escrever
Alunas do 5ºano B apresentando para o 5º ano A
Alunos da prof. Maria
Exposição dos cartazes utilizados para a apresentação
5ºB
5º Ano A
5ºA
Alunos do 5ºA apresentando para o 5ºB
Os trabalhos ficaram maravilhosos
5ºA
Todos os alunos participaram
Alunas do 5ºA
5ºA
Parabéns a todos os alunos e professores pelo trabalho realizado!
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